Hoje vou postar uma breve descrição do Sistema de Saúde da Alemanha.
Agradeço desde já meu grande amigo Martin pela colaboração e pela delicadeza de me enviar no seu próprio português, que ele vem estudando e praticando há muito tempo e está cada vez melhor. Apesar de não ser um profissional da saúde, Martin, é um observador, cidadão do mundo e que se interessa por uma vida melhor. Tenho certeza que suas palavras engradecerão nosso blog e nossas discussões:
Oi galera interessada em temas de saúde...
Hoje tento de caracterizar um pouco o sistema em Alemanha. A Josi me pediu de escrever um pouco sobre a nossa situacao atual aqui. Entao vamos lá...
Financiamento
A maioria da populacao está assegurado em um seguro legal de doentes (Gesetzliche Krankenversicherung). A contribuicao orienta-se no nível do rendimento profissional mensal. Abaixo de condicoes especiais, sócios familiares nao pagam para ser assegurado no seguro legal de doentes. Por exemplo criancas ou uma esposa q nao trabalha e cuido do nené. O direito ao desempenho do seguro tem nada de ver com o nível da quota prestada.
Aproximadamente 10% da populacao alema entraram num seguro privado. Os prêmios dirigem-se a dimensao contratada de desempenho, o estado de saúde em geral, do sexo e também da idade de admissao.
Só 0,1 % até 0,3 % nao tem um seguro de saúde. As contribuicoes sao pagados iguais por empregados e patronatos. Segundo uma pesquisa da OECD do ano 2006, Alemanha gasta em comparacao de custos de saúde quase 10 % do PIB e fica na quarta posicao mundial. E por isso o sistema de saúde alemao é um dos mais caros do mundo. No ano 2007, 4,4 milhoes de pessoas trabalharam no setor de saúde (populacao alema: ca. 82 milhoes de habitantes). Eram quase 10 % dos empregados em total na Alemanha. Os custos para saúde, menos os inversoes, no ano 2006 totalizaram 234 bilhoes de Euros. Sao 2.700 Euro para cada pessoa (mulheres 3.160 € e homens 2.240 €). Para tratamento, rehabilitacao e cuidados de pessoas da terceira idade (> 65 anos; 17 % da populacao alema) os gastos totalizaram a 111 bilhoes de Euros. Sao 47 % dos custos para enfermidade.
Os custos mais altos de 24,6 bilhoes de Euros para o tratamento de pessoas da terceira idade pode se referir à doencas cardiovasculares. Depois seguem doencas músculo-esqueleto com 13,1 bilhoes, doencas psíquicas e de compartamento com 12,7 bilhoes de Euros assim como doencas do sistema de digestao com 9,8 bilhoes de Euros.
Uma nova pesquisa entre medicos e pacientes diz, que na comparacao internacional o sistema alemao é ruim. Muitos pacientes com seguro legal de doentes têm que esperar muito tempo para receber uma consulta. Depois esperam muitas horas no consultorio e o tratamento dura entre 3 e 8 minutos.
Mais que cada terceira pessoa tem a imagem que o medico nao deu o remédio certa ou recusou um tratamento especial por causa de custos. Aquele sentido tinham 38% dos pacientes com seguro legal de doentes e só 9% dos pacientes privados. O sentimento foi comprovado por os medicos. 55% dos medicos contaram, que recusaram tratamentos precisados por causa dos custos. Mais que cada décimo medico acontece isso com frequencia. Entretanto todo quarto entre dez medicos acontece isso nunca.
Os servicos de saúde alemaes é pior como muitos sistemas em comporacao internacional. 70% dos alemaes acham bom ou muito bom o sistema. Mas países vicinais como País-baixo, Suécia e Suiça avaliam o provimento pelos seus próprios países melhor.
Este ano foi lancado uma forma no setor de saúde. Mais de 70% dos cidadaos acham que os custos sao distribuidos injustos. A maioria ve a indústria farmacêutica dispensada com os custos e os segurados carregados demais.
Causas por problemas financeiros das caixas legais de saúde resultam-se em exorbitantos precos para remédios e no desenvolvimento demográfico. Um grande parte veja também que os alemaes consultam os medicos muitas vezes desnecessário. 70% dos medicos comprovam aquela avaliacao.
Martin Botzian, Hannover, Alemanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário